ANEEL aprova reajuste de 15,55% na tarifa da CEMIG

Solis Energia – 23/05/2023

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira (23/5), a Revisão Tarifária Periódica (RTP) da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig Distribuição S/A). As tarifas da concessionária, que entram em vigor a partir de 28 de maio, foram reajustadas nos seguintes índices:

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).

Para os consumidores atendidos em alta tensão, como as indústrias, o reajuste médio será de 8,94%. Já para os conectados em baixa tensão, grupo que inclui os residenciais, o aumento médio será de 15,55%. O reajuste para consumidores residenciais será de 14,91%.

Os fatores que mais impactaram no cálculo da revisão foram os custos com transporte e compra de energia, retirada de componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário, entre outros itens.

Também foram aprovados os limites para os indicadores de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) da distribuidora para o período de 2024 a 2028.

Quer ficar protegido dos aumentos da conta de energia?

Faça um orçamento conosco!

WhatsApp Logo PNG HD grátis File Download | PNG Play

Fonte: ANEEL.

Precisa de ajuda? Converse conosco