Após limpeza das placas solares, geração pode aumentar até 35%

Solis Energia – 20/07/2021

A limpeza frequente e preventiva das placas fotovoltaicas pode impactar diretamente na produção de energia da usina solar fotovoltaica. Pelo fato da placa solar estar exposta ao tempo, naturalmente ela pode acumular poeira na sua superfície o que prejudica o recebimento da irradiação solar. Sendo assim, a geração é reduzida caso a placa esteja suja e a limpeza se torna necessária.

Muitas vezes, o benefício da limpeza da usina é subestimado e esquecido pelos clientes, contudo a limpeza sempre traz excelentes resultados. Recentemente, foi realizada a limpeza de uma usina de um de nossos clientes e o seu ganho de geração foi de 34,13%. Ou seja, se o cliente gerava 1.000kWh/mês, ele passou a gerar mais de 1.300kWh/mês devido a limpeza das placas.

O efeito da sujeira depositada na superfície da placa é percebido na região central do estado de Minas Gerais principalmente entre os meses de maio e setembro. Nessa época, as chuvas, que ajudam na remoção da poeira acumulada sobre as placas, são escassas e a geração cai devido às menores horas de sol durante o inverno. Com isso, para evitar uma queda da geração ao longo do tempo, é imprescindível a limpeza que pode ser necessária de 2 a 3 vezes ao ano dependendo do acúmulo periódico de sujeira.

A limpeza de painéis fotovoltaicos não demanda produtos especiais e se assemelha à limpeza de um vidro. Basta aplicação de água, sabão e uma vassoura macia para remoção da sujeira impregnada com o tempo. Porém, em caso de limpeza por contra própria, deve-se tomar muito cuidado para que o vidro da placa não receba cargas e nem seja arranhado por escovas ásperas e materiais rígidos, pois o painel pode ser danificado. Jamais devem ser utilizadas, por exemplo, esponjas de aço e escovas de limpar piscina.

Para evitar prejuízos, sempre recomendamos a contratação de um profissional qualificado para realizar o serviço de limpeza das palcas fotovoltaicas. Nesse caso, você pode contar com a equipe de instalação da Solis Energia que é treinada e tem experiência na execução da limpeza de painéis fotovoltaicos.

Você já realizou a limpeza da sua usina esse ano?

Não perca tempo! Programe sua limpeza e comece a aproveitar toda a capacidade de geração da sua usina solar fotovoltaica!