Aumentam casos de clientes sem assistência após instalação de usinas
Solis Energia – 04/08/2022
Muitos clientes de energia solar têm ficado sem nenhuma assistência ou pós-venda após a instalação da sua usina. Essa situação tem levado o cliente a ter que procurar outras empresas para realizar manutenções, inclusive as que eventualmente ele tinha descartado na hora de fechar a compra por ter optado pelo orçamento mais barato.
Ao investir em um usina solar fotovoltaica, o cliente espera economizar muito e não ter que se preocupar mais com a sua conta de energia. Contudo, por mais que uma instalação bem feita reduza bastante a chance de manutenções corretivas, nenhum cliente está imune às falhas na sua usina no futuro.
Com a multiplicação de casos de clientes que procuram empresas para realizar manutenções em usinas instaladas por terceiros, foi criado uma termo para designar esses clientes no mercado: “órfão solar”.
Basicamente, o órfão solar é o cliente que está completamente desamparado e a empresa ou profissional que instalou sua usina simplesmente desapareceu, não atende o telefone e muito menos responde suas mensagens. Ou seja, trata-se de um cliente “sem pai nem mãe. Nesse caso, o órfão solar procura uma outra empresa de energia solar na esperança de resolver seu problema.
Por isso, é fundamental levar em consideração a capacidade técnica e de suporte da empresa de energia solar contratada, pois, na hora da manutenção, o cliente pode ficar na mão. Muitas vezes, o cliente de energia solar avalia principalmente o preço cobrado pela usina, porém se esquece de avaliar se a empresa mais barata é também a mais preparada para lhe atender em eventuais falhas e dúvidas sobre o funcionamento do usina.
Isso significa que se você precisar verificar se o inversor está funcionando, se a usina está conectada na internet, se alguma placa está com defeito, se as conexões da usina estão danificadas ou qualquer outra dúvida referente ao funcionamento da usina, você estará sozinho e sem suporte nesse momento.
Contudo, nem sempre é possível resolver o problema da usina instalada por terceiros. Em alguns casos, é necessária a desmontagem completa da usina para resolver o problema, principalmente nos casos de instalações que às vezes não possuem sequer um projeto para servir de referência para identificar e corrigir problemas.
Dessa forma, o conserto da usina pode custar mais caro do que a economia que o cliente achou que teria ao optar pelo orçamento mais barato no momento da compra. Isso sem falar nos dias, semanas ou até meses que usina pode ficar sem funcionar e produzir prejuízos enormes, na medida em que não haverá geração de energia até a solução do problema.
Para evitar esse tipo de problema, o cliente deve se atentar ao valor do orçamento de cada empresa na hora de investir na sua usina, mas principalmente procurar entender melhor o porquê da diferença de preço entre um orçamento e outro. Nesse caso, o cliente deve se preocupar principalmente com referências sobre a empresa, tempo de mercado, capacitação técnica, proximidade da base operacional, entre outros fatores.
Por exemplo, no caso de empresas com base operacional em cidade diferente do local de instalação, o cliente deve levar em consideração a dificuldade e demora no atendimento em caso de solicitar alguma manutenção. Dificilmente uma empresa há 300km de distância da sua usina terá condições de prestar o atendimento com a mesma rapidez de uma empresa localizada na sua cidade.
Outro caso emblemático é quando o cliente seleciona o orçamento de um profissional que trabalha de forma autônoma. Se o cliente tiver a sorte desse profissional realizar a instalação de acordo com as normas técnicas, ainda assim ele terá problemas. Por se tratar de uma pessoa e não de uma empresa com vários profissionais, o prestador de serviço jamais conseguirá fornecer um suporte adequado após a venda, pois essa pessoa já estará ocupada com outros serviços para outros clientes e não conseguirá se multiplicar e atender todos ao mesmo tempo.
Pensando na necessidade de acompanhamento constante do funcionamento das usinas de nossos clientes, a Solis Energia oferece como serviço opcional o monitoramento da sua usina via internet. Ao contratar esse serviço, o cliente fica despreocupado com relação ao funcionamento da sua usina e é comunicado de forma preventiva sobre quaisquer falhas ou necessidade de reparos.
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