China planeja construir usina de energia solar no espaço

Solis Energia – 18/02/19

As ambições espaciais da China estão chegando a uma nova órbita, a econômica. Após a inédita e bem-sucedida viagem de uma sonda para o lado oculto da Lua, a China se prepara para construir uma usina de energia solar no espaço, em um momento em que a segunda maior economia do mundo busca fortalecer sua imagem de superpotência. Com orçamento anual de US$ 8 bilhões para seu programa espacial, inferior apenas ao dos EUA, a China busca competir com o rival pelo domínio econômico, militar e tecnológico. Resultado de imagem para china solar energy space

Os cientistas do país já iniciaram a construção de uma base experimental na cidade de Chongqing, no Oeste da China. Inicialmente, eles planejam desenvolver uma estação de energia de menor porte na estratosfera entre 2021 e 2025, uma instalação solar de 1 megawatt no espaço até 2030 e, futuramente, geradores maiores, segundo o jornal estatal Science and Technology Daily.

Entre outros empreendimentos que a China planeja para o espaço, está o desenvolvimento de foguetes privados. O presidente Xi Jinping flexibilizou o monopólio do governo sobre os lançamentos espaciais, estimulando a formação de pequenas empresas nacionais que sonham desafiar companhias como a Space Exploration Technologies, de Elon Musk, a Blue Origin, de Jeff Bezos, e a Virgin Galactic, de Richard Branson.

Fonte: oglobo.globo.com

Precisa de ajuda? Converse conosco