Com protagonismo da energia solar, Minas Gerais atinge 1GW de geração distribuída

Solis Energia – 06/05/2021

Minas Gerais é o primeiro estado brasileiro a atingir 1GW de potência instalada de geração distribuída. Além disso, o estado mineiro continua sendo o que tem a maior potência instalada de energia solar fotovoltaica de geração distribuída. Em segundo lugar, São Paulo possui 700MW de potência instalada e é seguido de perto por Rio Grande do Sul com 692MW, além de Mato Grosso com 416MW e Paraná com 342MW, que fecha a lista dos 5 estados com as maiores potências instaladas de geração distribuída.

Os investimentos em micro e minigeração em Minas Gerais se devem principalmete pela irradiação solar e tarifas de energia elevadas. Uma vez instalada uma microgeração de energia solar pelo consumidor sua conta de energia pode ser praticamente eliminada restando somente o custo de disponibilidade cobrado pela concessionária de energia elétrica.

Sendo assim, Minas Gerais atraiu investimentos que trouxeram economia de energia para os consumidores, diversificação da matriz energética, redução de perdas na transmissão de energia, empregos no mercado de energia solar e redução de emissões de poluentes, uma vez que a energia solar é uma fonte limpa e renovável.

Mesmo com o crescimento observado da geração distribuída em Minas Gerais, somente 1% das unidades consumidoras possuem algum tipo de geração distribuída própria. Isso significa que ainda existe um longo caminho a ser percorrido pela geração distribuída sobretudo pela energia solar fotovoltaica.

Quer fazer parte dessa transformação e gerar sua própria energia?

Faça um orçamento conosco!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image.png