Consumidor do Grupo A pode economizar 15% na conta de energia migrando para o ACL
Solis Energia – 03/07/2023
A partir de 2024, os consumidores de energia elétrica do mercado de alta tensão terão o direito de comprar energia de qualquer supridor. Sendo assim, o consumidor não estará mais obrigado a comprar sua energia da distribuidora concessionária de sua região. Dessa forma, o consumidor poderá optar entre permanecer no mercado cativo ou acessar o Ambiente de Contratação Livre (ACL).
A Portaria 50/2022 do Ministério de Minas e Energia (MME) garantiu a liberdade de escolha pelos consumidores do seu fornecedor de energia. Esse foi o primeiro avanço em relação ao limite de 500kW definido pela Lei nº 9.427/1996, ao permitir que qualquer consumidor atendido por Tarifa do Grupo A, independentemente do seu consumo, possa escolher seu fornecedor. Com a medida, cerca de 106 mil novas unidades consumidoras estarão aptas a migrar para o mercado livre.
A abertura do mercado traz maior liberdade de escolha para os consumidores, com a consequente ampliação da competitividade, ao permitir o acesso a outros fornecedores além da distribuidora. A abertura traz também autonomia ao consumidor, que pode gerenciar suas preferências, podendo optar por produtos que atendam melhor seu perfil de consumo, como os horários em que necessita consumir mais energia. Além disso, a concorrência tende a proporcionar preços mais interessantes, melhorando a eficiência do setor elétrico e da economia brasileira.
O próximo passo, de abertura total do mercado, permitirá o acesso de todos os consumidores de energia elétrica ao mercado livre.
Você já sabia que pode enconomizar 15% no valor da sua conta de energia ao aderir ao mercado livre?
A Solis Energia também atua com soluções para o mercado livre de energia e pode te ajudar a economizar.
Solicite agora uma proposta conosco e comece a economizar!
Fonte: Ministério de Minas e Energia