Conta de energia fica mais cara com bandeira vermelha patamar 2

Solis Energia – 01/10/2024

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou, nesta sexta-feira (27/9), que a bandeira tarifária será vermelha, patamar 2, em outubro. A sinalização demonstra que haverá cobrança complementar na conta de luz para os consumidores de energia elétrica conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Na bandeira vermelha patamar 2 serão cobrados R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Os fatores que acionaram a bandeira vermelha patamar 2 foram o GSF (risco hidrológico) e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) que foram influenciados pelas previsões de baixa afluência para os reservatórios das hidrelétricas e pela elevação do preço do mercado de energia elétrica ao longo do mês de outubro.


O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a geração de energia pelas usinas térmicas no Brasil em setembro/24 triplicou em relação ao mês de janeiro/24. Além disso, a geração térmica, que não é uma fonte de energia limpa, representou 15,8% de toda a geração de energia do país em setembro/24.

Embora a seca e ausência de chuvas no país tenha contribuído para esse cenário, a tendência é que o país dependa mais ainda de termelétricas no futuro se não houver investimentos em soluções de armazenamento com energia limpa como a geração solar fotovoltaica.

Contudo, você já pode investir na sua própria usina de energia solar e ficar protegido contra os aumentos na conta de energia!

Faça um orçamento agora conosco!

Precisa de ajuda? Converse conosco