Energias renováveis podem trazer chuvas e vegetação ao deserto

Solis Energia – 10/09/18

De acordo com o estudo conduzido por Yan Li da Univesidade de Illinois dos EUA, a construção de grandes parques eólicos e solares no deserto do Saara poderia ter um grande efeito sobre a incidência de chuvas, vegetação e temperatura. Além disso, de acordo com os cálculos do estudo, a utilização do Saara para instalação de parques eólicos e solares geraria mais de 4 vezes a quantidade de energia consumido pelo mundo.

Resultado de imagem para wind energy saara

O estudo revela que a ação das turbinas eólicas, por exemplo, poderia dobrar a quantidade de chuva na região, enquanto que os painéis solares causariam um efeito similar atuando de uma forma diferente.

“Os resultados obtidos pelo nosso modelo revelam que grandes projetos de energia solar e eólica no Saara poderia mais que dobrar a pluviosidade no Sahel (região ao sul do Saara)”, diz Yan Li. “Como consequência, a vegetação aumentaria em 20%.”.

As turbinas éolicas são responsáveis pelo aumento das chuvas na medida em que ocorre a mistura do ar  via rotação das pás eólicas. Os parques eólicos misturam as camadas de ar mais elevadas criando um clico onde acontece mais evaporação, mais precipitação e vegetação.

solar power

Já os painéis fotovoltaicos reduzem o reflexo da luz solar da superfície conhecido como albedo. Esse fato é o gatilho para o circuito albedo-precipitação-vegetação que leva ao aumento das chuvas em 50%.

 

Fonte: BBC.

 

Precisa de ajuda? Converse conosco