Índia e Reino Unido têm plano para interligar redes de transmissão de energia internacionais

Solis Energia – 08/11/2021

Narendra Modi e Boris Johnson, Primeiros-ministros da Índia e Reino Unido respectivamente, lançaram o plano “Green Grids Initiative” que tem como objetivo ampliar as conexões entre as redes de transmissão de energia internacionais. Essa medida permitiria acelerar a transição para a geração de energia mais limpa no mundo.

Ao conectar as redes de transmissão internacionais, o excedente de energia produzida em partes do planeta poderia ser aproveitada em outras regiões. Nesse caso, regiões do planeta que estivessem ensolaradas poderiam fornecer energia de geração solar fotovoltaica para as outras regiões onde o sol já tivesse se posto.

O “Green Grids Initiative” foi apoiado por mais de 80 países na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas – COP26 e pode se tornar um modelo para os países desenvolvidos ajudarem as nações em desenvolvimento a reduzir suas emissões de poluentes.

Apesar da expectativa sobre o plano anunciado, Matthew Wald, especialista independente de energia nos EUA, afirmou que projetos parecidos de interligação de redes de transmissão entre regiões de diferentes fusos horários já foram idealizados anteriormente por planejadores de outros países, contudo não apresentaram progresso.

Mesmo com o desenvolvimento da tecnologia de transmissão de energia nos últimos anos, o plano de interligar redes de transmissão demandaria elevados investimentos. Todavia, não foram informados no anúncio do plano valores a serem investidos e nem mesmo qual seria a fonte de financiamento.

Enquanto isso, você já pode gerar a sua própria energia!

Faça um orçamento de energia solar fotovoltaica conosco!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image.png

Fonte: reuters.com

Precisa de ajuda? Converse conosco