O que é um painel fotovoltaico “bifacial”?

Solis Energia – 06/08/2021

Enquanto os painéis fotovoltaicos tradicionais têm somente um lado capaz de absorver energia do sol, os painéis bifaciais são projetados para capturar a luminosidade na sua parte da frente, que fica exposta diretamente ao sol, assim como na parte de trás que fica voltada para o telhado ou solo.

Essa vantagem do painel bifacial de absorver a luminosidade de ambos os lados leva a uma maior geração se comparada a do painel monofacial tradicional.

Segundo a empresa de consultoria e engenharia americana Burns & McDonnell, uma usina com painel bifacial, dependendo das condições de instalação, pode gerar 30% mais energia do que com painéis monofaciais.

Uma usina montada em solo pode ter um ganho considerável de geração de energia com painéis bifaciais. A montagem que utiliza a estrutura do tipo tracker, que acompanha o movimento do sol, pode ter ser feita em conjunto com painéis bifaciais para alcançar uma geração ainda maior.

A aplicação de painéis fotovoltaicos sobre lajes e telhados claros que refletem a luz também é interessante, na medida em que toda essa claridade refletida é capturada pela parte de trás do painel bifacial.

Ficou interessado?

Faça um orçamento conosco!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image.png