Painel fotovoltaico no espaço vai gerar energia para transmissão até a Terra
Solis Energia – 02/03/2021
Cientistas a serviço do Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, testaram com sucesso um painel solar fotovoltaico que será utlizado num sistema para transmitir energia captada no espaço para qualquer ponto no planeta Terra.
O painel fotovoltaico é conhecido como “Módulo Fotovoltaico Antena Radiofrequência” ( Photovoltaic Radiofrequency Antenna Module ou PRAM) e foi lançado em maio de 2020 acoplado ao drone X-37B do Pentágono.
O painel fotovoltaico PRAM foi desenvolvido para aproveitar a maior quantidade possível de luz no espaço. Parte da luz em forma de ondas azuis é retida na atmosfera antes de atingir a Terra, mas essa retenção é evitada pelo PRAM, uma vez que a luz é capturada diretamente no espaço.
A tecnologia ainda precisa avançar na transmissão da energia gerada à Terra, mas essa ideia já foi provada. A transmissão ocorre em forma de microondas que poderiam ser convertidas em energia em qualquer lugar do planeta.
“A principal vantagem de satélites de energia solar em relação a qualquer outra fonte de energia é a sua trasmissão global.” disse Paulo Jaffe, co-desenvolvedor do projeto. Contudo, o grande desafio da tecnologia é se mostrar viável financeiramente. “Contruir hardware para o espaço é caro.”
Se a tecnologia já estivesse disponível para aplicação, as interrupções no fornecimento de energia poderiam ser evitadas. Desastres naturais que comprometem as linhas de transmissão poderiam ser amenizados, caso fosse possível direcionar o feixe de microondas espacial para o local atingido para reestabeler o fornecimento de energia.
Fonte: CNN.
Enquanto essa tecnologia avança, você já pode ter energia solar na sua casa, empresa ou fazenda!
Comece a gerar sua própria energia e a economizar!