Qual é a melhor marca de inversor solar?

Solis Energia – 26/11/18

Atualmente, existem várias opções de inversores grid-tie de energia solar fotovoltaica. A variedade de marcas de inversores disponíveis no mercado pode fazer com que você fique em dúvida sobre qual seria o inversor de maior qualidade ou o com melhor custo-benefício.

Resultado de imagem para fronius

Entre as marcas mais oferecidas no mercado de energia solar podemos citar: ABB, Canadian Solar, Ecosolys, Fronius, Growatt, Kstar, PHB, Refusol, SMA, Solaredge, SUNGROW, WEG, etc. A maioria das marcas mencionadas tem equipamentos de qualidade comprovada, todas com selo do INMETRO e as diferenças entre elas são mínimas, contudo comparativamente alguns fabricantes podem oferecer equipamentos de qualidade superior.

Entre as marcas favoritas da Solis Energia estão a Fronius e a Canadian Solar, porém também temos usinas instaladas com inversores PHB, Kstar e SUNGROW, e estes também demonstram um ótimo desempenho. A nossa preferência pela Fronius, por exemplo, se dá em função da boa interface do aplicativo de monitoramento, que é um filtro para alguns clientes, pela variedade de potências da marca e pelo ótimo desempenho do equipamento, além da maior garantia de fábrica do mercado (7 anos). Com relação ao inversor Canadian Solar, além de ser uma marca consolidada no mercado brasileiro na fabricação de painéis fotovoltaicos, os inversores Canadian Solar possuem garantia de 5 anos de fábrica e geralmente um custo-benefício muito interessante, sobretudo, para baixas potências (< 10 kW).

Resultado de imagem para fronius

Image result for canadian csi-3k-tl

Os inversores PHB não são muito utilizados pela nossa empresa em função do baixo custo-benefício, aplicativo de monitoramento pouco amigável aos seus usuários e pela pequena variedade de opções de potência. Apesar disso, um dos primeiros sistemas fotovoltaicos da nossa empresa recebeu um inversor PHB e desde então ele vem cumprindo todas as nossas expectativas de geração e funcionamento. Vale lembrar que o inversor PHB é de fabricação nacional, empresa cuja sede é em São Paulo.

O inversor Kstar é uma marca mais recente no Brasil e que ainda busca seu espaço entre outras fabricantes consolidadas. Com relação ao seu funcionamento, se instalado corretamente, ele entrega exatamente o que promete em termos de geração de energia elétrica. Mas a plataforma de monitoramento ainda precisa de melhorias.

Image result for sg125hv

Já os inversores da SUNGROW possuem uma variedade imensa de faixas de potência, têm garantia de fábrica de 5 anos e oferecem inversores string de alta potência (> 75 kW). A nossa equipe costuma indicá-lo para projetos de grande porte, por ter um custo-benefício crescente conforme o aumento da potência dos sistemas. Atualmente, a SUNGROW é a 2ª maior fabricante de inversores do mundo.

Com relação às demais marcas existentes, não temos condições de avaliar, pois não tivemos experiências com todas elas. Contudo, uma dica para te ajudar a decidir o seu inversor é verificar se o produto é de origem nacional ou importado e também se possuem o selo de qualidade do INMETRO. É importante ressaltar que as concessionárias no Brasil só homologam sistemas fotovoltaicos conectados à rede que utilizarem equipamentos com selo do INMETRO.

Um detalhe importante, atualmente existem marcas no mercado que basicamente importam equipamentos de outros fabricantes, muitas vezes de origem da China, e apenas rotulam esses equipamentos com suas marcas no Brasil. Essa prática pode confundir o consumidor final que acredita estar comprando um produto de uma marca que confia, mas que na verdade é somente um importador de outra marca desconhecida.

De qualquer maneira, não é pelo fato do inversor ser fabricado na China que ele é de qualidade ruim. Muito pelo contrário, o mercado internacional hoje é majoritariamente abastecido pela indústria chinesa e existem vários produtos de qualidade. Porém, se você já teve experiências ruins com produtos chineses e prefere evitá-los, talvez seja interessante para você evitar certas marcas de inversor.

Além de todas as opções de inversores mencionadas, ainda existem os microinversores. Há uma expectativa muito grande a respeito do desenvolvimento dessa tecnologia e do seu barateamento. Para sistemas de maior porte, os “inversores string” ainda são mais competitivos do que os microinversores. Porém, a grande vantagem do microinversor é sua facilidade de instalação e garantia de até 25 anos.

Fatores como garantia, qualidade e monitoramento são importantes na escolha do inversor, mas características técnicas também são levadas em consideração no dimensionamento do sistema. Um componente que pode ser determinante para o sucesso do projeto é a quantidade de MPPTs (Maximum Power Point Tracking) do inversor. Esse dispositivo é responsável por maximizar a quantidade de energia extraída dos painéis fotovoltaicos em qualquer situação. Dessa forma, dois inversores de mesma potência podem diferenciar-se pela quantidade de MPPTs o que pode ser determinante na geração de energia elétrica. Outra característica que pode limitar a geração de um inversor solar é a sua tensão máxima de entrada (VMax). Quanto maior o VMax de um inversor, mais flexibilidade de instalação ele poderá ter em relação a um inversor de baixo Vmax.

Sendo assim, para ter certeza de que um inversor na medida e de qualidade será utilizado na sua usina é preciso selecionar com cuidado a empresa responsável pela seu projeto e instalação. A Solis Energia deixa essa função com engenheiros especializados em energia solar fotovoltaica no Brasil e exterior. Além disso, já instalamos dezenas de inversores e colocamos nossa experiência à disposição de nossos clientes.

Faça um orçamento conosco e comece a gerar sua energia elétrica!