Startup australiana cria célula fotovoltaica mais eficiente do mundo

Solis Energia – 13/10/2021

A blue solar cell sits on a platform inside a laboratory underneath a number of gold metal pegs.

Há 10 anos atrás, a eficiência das células utilizadas nos painéis fotovoltaicos comercializados girava em torno de 14% e 16%. Basicamente, a eficiência de uma célula fotovoltaica é medida pela quantidade de energia que é gerada dada a quantidade de luz solar que ela capta.

Contudo, ao longo dos anos a eficiência das células vem aumentando e a startup Sundrive recentemente desenvolveu uma célula fotovoltaica com eficiência de 25,54%. Como o máximo de eficiência possível para células fotovoltaicas é de 27%, a célula fotovoltaica desenvolvida representa mais uma passo no sentido de atingir a eficiência máxima.

Segundo o engenheiro co-fundador da Sundrive, Vince Allen, a marca de célula mais eficiente foi atingida devido a uma diferença chave: substituição da prata pelo cobre na fabricação da célula. Atualmente, a utilização do metal na fabricação de células fotovoltaicas representa 15% do consumo mundial de prata.

De acordo com a Allen, a vantagem do cobre é que ele custa 100 vezes menos que a prata, a sua oferta é maior e ele demanda menores temperaturas de processamento o que significa menor consumo de energia.

Apesar da descoberta da célula mais eficiente, Allen acredita que ainda levará tempo para o produto chegar às casas dos consumidores. A produção em larga escala pela Sundrive ainda depende do estabelecimento da sua fábrica e a expectativa de produção dos primeiros painéis fotovoltaicos é para 2023.

Assim como a startup australiana, a Solis Energia também está sempre em busca das soluções mais eficientes de energia solar para você!

Com a energia solar fotovoltaica você gera a sua própria energia elétrica e pode eliminar a sua conta!

Faça um orçamento conosco!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image.png

Fonte: www.abc.net.au