Tecnologia de eletrólise renovável permite substituir as baterias por hidrogênio na energia solar

Solis Energia – 15/02/18

O ponto crítico das energias renováveis mais discutido atualmente pela comunidade científica é a questão do armazenamento da energia elétrica produzida. Em especial a energia fotovoltaica e a energia eólica são fontes intermitentes, ou seja, não geram energia elétrica constantemente, uma vez que dependem respectivamente de incidência de luz solar e força do vento. Em outras palavras, é preciso armazenar a energia gerada para que se tenha eletricidade mesmo em períodos noturnos ou períodos sem ventos. Atualmente, o método mais usado para armazenamento de energia é utilizando baterias eletroquímicas de chumbo-ácido ou lítio. Porém, devido ao custo, baixa densidade de armazenamento de energia e curta durabilidade das baterias, a implementação em larga escala ainda é limitada. Avanços na tecnologia de eletrólise para produção de hidrogênio a partir de energia fotovoltaica podem ser a solução para o armazenamento.

Durante a 6.ª World Government Summit (Cúpula Mundial de Governos) em Dubai, SE Reem Al Hashimy, Ministro de Estado para Cooperação Internacional dos Emirados e Diretor Geral do Dubai Expo 2020 Bureau, SE Saeed Mohammed Al Tayer, MD e diretor executivo da Dubai Electricity and Water Authority, DEWA (Autoridade de Água e Eletricidade de Dubai), e Joe Kaeser, Presidente e diretor executivo da Siemens, assinaram um memorando de entendimento para dar início a um projeto piloto para a primeira usina de eletrólise de hidrogênio a energia solar da região, nas instalações de teste ao ar livre da DEWA no Parque Solar Mohammed bin Rashid Al Maktoum.

A usina visa testar e exibir uma planta integrada de escala de MW para produzir hidrogênio com energia renovável usando energia solar fotovoltaica no Parque Solar Mohammed bin Rashid Al Maktoum, armazenar o gás e, em seguida, instalar para re-eletrificação, transporte e outros usos industriais. As tecnologias de hidrogênio acelerarão a integração e utilização de energia renovável na região e abrirão caminho para a transição para uma economia sustentável e verde nos Emirados Árabes Unidos. A DEWA e a Expo 2020 Dubai pretendem utilizar veículos de células de combustível alimentados pelo hidrogênio verde gerado na usina.

“Este projeto não resultará apenas no desenvolvimento da primeira usina de eletrólise de hidrogênio a energia solar da região, mas é um exemplo do que pode ser alcançado através da colaboração entre a Expo 2020 Dubai e nossos parceiros, incorporando verdadeiramente o tema da Expo, “Conectando Mentes, Criando o Futuro”, disse Al Hashimy.

“O memorando de entendimento está alinhado com a visão de Sua Alteza Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Vice-Presidente, Primeiro-Ministro dos Emirados e Governante de Dubai, de aumentar a participação do poder total da energia de Dubai de fontes de energia limpas para 75% até 2050, através da Dubai Clean Energy Strategy 2050”, disse Al Tayer.

“Este é verdadeiramente um projeto emblemático para Dubai e o mundo, e um grande avanço para a construção de um abastecimento seguro de energia sustentável para o desenvolvimento econômico da região. O hidrogênio verde pode ser o combustível do futuro. Isso vai acelerar a adoção de energia renovável no Oriente Médio através da associação de setores, oferecendo novos casos de uso, como e-Mobility e outras indústrias que respeitam o meio ambiente”, disse Kaeser.

Fonte: http://www.businesswire.com/news/home/20180213006295/pt/

Precisa de ajuda? Converse conosco